quarta-feira, 27 de abril de 2011

MEL DO FUTURO SERÁ A TERCEIRA ESCOLA A DESFILAR NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ EM 2012

Veja ordem do desfile das escolas mirins para Carnaval 2012
Vicente Almeida - Carnavalesco  - 26/04/2011 20h57

Foi definida na noite desta terça-feira, a ordem de desfiles das escolas mirins para o Carnaval 2012. O sorteio aconteceu na sede da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (AESMRIO) e contou com a presença dos representantes de todas as agremiações. As escolas ainda tiveram dez minutos e fizeram trocas de posições para determinar a ordem definitiva de desfile.

A noite começou com um coquetel e um jantar oferecido pela AESMRIO aos convidados. Em clima de confraternização os representantes foram chamados ao palco para fazerem o primeiro sorteio e escolherem em que ordem cada um seria chamado para o sorteio definitivo.

O presidente da Associação das Escolas Mirins aproveitou para fazer um balanço do Carnaval 2011. Para Edson Marinho, o resultado não poderia ser melhor e mesmo a chuva que caiu na cidade, na sexta-feira de carnaval, não esfriou o ânimo dos pequenos foliões.

A avaliação do Carnaval 2011 foi muito positiva. Mesmo com a intensa chuva que caiu no Rio de Janeiro na sexta-feira de carnaval, nós conseguimos fazer que os desfiles transcorressem tranquilamente. A reedição dos sambas funcionou de maneira impressionante. Conseguimos o retorno da arquibancada que se envolveu e participou intensamente dos desfiles. A única ressalva foi não ter conseguido reeditar "Os sertões" (samba-enredo da Em Cima da Hora, de 1976), pois a presidente da escola não nos autorizou a trazer a obra novamente para a Avenida - disse Edson.

Em entrevista ao SRZD-Carnavalesco no início do mês, o presidente da União da Ilha, Ney Filardi revelou a vontade de fundar uma agremiação mirim na Ilha do Governador. Para Edson Marinho, a filiação de uma nova escola é uma coisa que deve ser muito bem conversada, pois, irá demandar uma enorme quantidade de ajustes na estrutura atual dos desfiles.

- O fato da União da Ilha fundar uma escola mirim é uma coisa louvável. Isso valoriza nossas crianças. Porém, essa é uma ideia que deve ser muito debatida. Hoje temos uma série de restrições para os desfiles mirins, principalmente em relação ao horário. Existe uma portaria que nos obriga a deixar a Passarela do Samba até meia-noite. Esse ano, mesmo com a chuva que atrapalhou muito nosso trabalho, conseguimos cumprir o horário. Isso só foi possível pelo esforço dos dirigentes de cada agremiação. A filiação da décima oitava escola irá demandar uma negociação maior com a Prefeitura, a Riotur e a Liesa para que os desfiles comecem mais cedo - frisou o presidente da AESMRIO.

Para Jefferson Rocha, presidente da Inocentes da Caprichosos, o fato de abrir os desfiles é uma coisa que pode ajudar a escola a conseguir concretizar a negociação para que Luciano Huck aceite ser enredo da escola.

- Gostar de abrir os desfiles é uma coisa que ninguém gosta, mas alguém tem que fazer. Queremos homenagear o Luciano Huck e isso pode nos ajudar a convencê-lo. Seria muito interessante para a AESMRIO, para a Inocentes e para o público em geral, já que ele tem grande empatia e carisma - afirmou o presidente da Inocentes.

Já o presidente da Estrelinha da Mocidade, Ricardo Dias, era só alegria depois do sorteio. Novamente a escola da Zona Oeste será a última a desfilar na sexta-feira de carnaval.

- Eu adorei o sorteio mais uma vez. Era tudo que a gente queria. Provavelmente somos a escola que possuí a comunidade que vem de mais longe. Ser a última a desfilar ajuda muito em toda nossa logística. Se desfilássemos mais cedo poderíamos ter sérios problemas para cruzar a Avenida Brasil, em plena sexta-feira de carnaval - vibrou Ricardo.

Outra agremiação que definiu enredo para o próximo ano é a Infantes do Lins. Com o título de "Brincar e estudar são essenciais à vida", a escola pretende lembrar as velhas brincadeiras infantis, suprimidas pelo avanço dos jogos eletrônicos.

- Queremos dar um grito de alerta em relação às brincadeiras infantis que estão desaparecendo. As crianças hoje estão muito presas a jogos eletrônicos e computadores. Queremos mostrar que as velhas brincadeiras são tão boas quanto às modernas - revelou o carnavalesco.

Confira a ordem oficial para 2012:

1 - Inocentes da Caprichosos
2 - Aprendizes do Salgueiro
3 - Mel do Futuro
4 - Infantes do Lins
5 - Corações Unidos do Ciep
6 - Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy
7 - Nova Geração do Estácio
8 - Império do Futuro
9 - Herdeiros da Vila
10 - Filhos da Águia
11 - Miúda da Cabuçu
12 - Pimpolhos da Grande Rio
13 - Mangueira do Amanhã
14 - Golfinhos da Guanabara
15 - Tijquinha do Borel
16 - Petizes da Penha
17 - Estrelinha da Mocidade